O Poder do Subconsciente

Ainda me lembro do impacto que tive ao ler o livro homônimo ao post, O Poder do Subconsciente – de Joseph Murphy. Não que eu não conhecesse o que estava no livro, as ideias apresentadas já estavam solidificadas em mim por outros meios, em especial por tudo o que já conhecia sobre a Lei da Atração e o quanto isso já havia se mostrado verdadeiro em minha vida, mas este livro era diferente.

Murphy apresenta uma abordagem muito mais científica e pautada em estudos acadêmicos sobre o tema. O livro se inicia falando sobre técnicas de hipnose e como é possível realizar façanhas extraordinárias quando nosso subconsciente nos permite, e isso pode ser visto em inúmeras ocasiões. Acho que muitos de nós já ouvimos sobre situações em que uma mãe é capaz de erguer um carro para tirar seu filho de escombros, ou um pai abrir a boca de um crocodilo para salvar sua criança. Nós somos seres extraordinários e quando nos permitimos somos capazes de feitos que considerávamos impossíveis!

Mas para nos permitir devemos entender como nossa mente funciona. De uma forma muito simplificada podemos dividir nossa mente em mente consciente e mente inconsciente. A mente consciente é responsável pelas nossas decisões, ela é a parte de nós que mais nos identificamos, a voz em nossa cabeça quando falamos sozinhos. A mente inconsciente, ou subconsciente, é maior parte do nosso ser, ela é responsável por tudo o que somos, nossas crenças, nossas reações, nossas tendências, enfim, tudo o que somos é um reflexo da nossa mente inconsciente.

É possível pensar em nossa mente como um Iceberg, na superfície temos a mente consciente, aquela que conseguimos ver e tocar, mas abaixo dela está nossa mente inconsciente, uma mente muito maior e mais profunda, que não conhecemos nem entendemos muito bem, mas sabemos que seu potencial é imensamente superior ao da mente consciente.

O Jardim e o Jardineiro

Podemos também entender nossa mente como a metáfora do jardim e do jardineiro. Vamos pensar que a nossa mente inconsciente seja o jardim e a mente consciente seja o jardineiro. O jardineiro é capaz de escolher quais sementes serão plantadas no jardim, é capaz de analisar o que é bom para ser plantado e o que não é, assim como avaliar o que já está crescendo no jardim, se são árvores de bons frutos, flores lindas e de perfume agradável, ou se o são ervas não muito desejadas.

Já o jardim não tem esse poder de avaliação, ele é apenas um campo fértil que dá vida a tudo o que nele é plantado. O jardim não escolhe se vai florescer cachos de uva, uma linda coleção de lírios ou um terrível matagal. Ele apenas ampara e nutri toda semente que nele cai. Pois bem, sabendo que as sementes são seus pensamentos, quais são as árvores que você tem plantado? Você tem trazido sementes saudáveis para seu jardim? Ou tem permitidos que ervas daninhas caiam e se percam nele?

Busque sempre o pensamento positivo, ele vai operar milagres em sua vida. Repita para si mesmo que o que você deseja já é uma verdade e você irá ver isso se tornar realidade. Se você deseja emagrecer, por exemplo, pense consigo mesma/o, “sou magra/o, me sinto bem magra/o, me sinto saudável, me sinto feliz”, repita essas afirmações tanto quanto necessário e seu subconsciente irá trabalhar para que isso seja uma verdade. Não é mágica, é a sua mente trabalhando ao seu favor.

Agora entenda, a nossa mente consciente pode ser uma barreira para esse tipo de pensamento, porque ela tem a terrível tendência de contradizer nossos pensamentos positivos. Muitas vezes quando afirmamos, “sou rica/o”, temos a mente consciente já pronta para dizer, “estou cheia/o de contas para pagar”. Por isso Murphy recomenda em seu livro que a gente realize esse tipo de afirmações pela manhã assim que acordar e logo antes de dormir. Quando estamos saindo ou entrando em nosso estado de vigília do sono a mente consciente não está completamente ‘ligada’, porém a mente inconsciente está, essa nunca dorme! Então nesses períodos é muito mais fácil acessá-la e cristalizar pensamentos positivos que vão criar o melhor em nossas vidas.

Cuidado com as afirmações alheias

Muitas vezes as pessoas ao nosso redor irão nos bombardear de afirmações negativas. “Você não vai conseguir”, “você não é inteligente o suficiente”, “você é muito atrapalhada/o”, ”você é muito esquecido/a”, entre muitas outras afirmações que ouvimos constantemente de familiares, algumas vezes de colegas e até mesmo de nossos superiores no trabalho ou na faculdade. Na maioria das vezes essas pessoas não fazem por mal, falam essas coisas com a intenção de que você melhore em algum aspecto, mas é um método muito contra produtivo e você deve criar mecanismos para que esse tipo de afirmação não lhe afete, pelo contrário, te dê forças para ser melhor e continuar crescendo como pessoa.

Deixe-me colocar um pouco da minha experiência pessoal. Minha profissão é ser músico e dou aulas de violino. Eu tomo um cuidado imenso com as palavras para que eu possa corrigir meus alunos sem causar alguma sensação de incapacidade neles. Se uma nota está desafinada eu entrego minha crítica no que a gente chama de crítica sanduíche, ou seja, eu envolvo ela em dois elogios. Por exemplo, “nossa, gostei bastante da qualidade do som! A afinação pode ser um pouco melhor, as notas estão um pouco altas, mas está tudo muito bonito, muito bem executado”. É muito importante que a quantidade de elogios seja maior que a das críticas, porque as críticas machucam a gente, nosso subconsciente acaba dando muito mais atenção para uma crítica do que para um elogio.

Agora entenda, você não tem controle nenhum sobre o comportamento das pessoas a sua volta. Não é sua obrigação ensinar ou exigir das pessoas que estão a sua volta a te tratarem bem ou que saibam como te criticar positivamente, mas é sua obrigação se tratar bem e não permitir que as palavras alheias te afetem! Seja caridoso/a consigo mesmo/a, quando alguém lhe criticar de uma maneira que te afete, busque em sua mente afirmações positivas sobre aquele tema a fim de afetar seu subconsciente. Quando criticarem sua capacidade, lembre-se do quanto você cresceu para chegar até aqui, lembre-se de algum momento em que você realizou algo incrível, pense no seu potencial e repita para si mesmo o tanto quanto for necessário que você é capaz. Não se permita passar o dia ou pior ainda ir dormir com um pensamento negativo em mente.

Cuide do jardim do seu subconsciente para que dele floresçam as flores e os frutos do seu tão desejado amanhã.

1 comentário em “O Poder do Subconsciente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.