Passamos o dia todo realizando tarefas do nosso cotidiano, conversando com outras pessoas, assistindo vídeos que nos mandam pelo celular e muito disso que fazemos é realizado praticamente no piloto automático. Nosso cérebro tem uma forte tendência de sistematizar ações e reações com a ideia de poupar energia, afinal se não precisamos dar muita atenção para o que fazemos o pensamento não se cansa tanto.
Isso no geral não costuma ser um grande problema, já que o nosso inconsciente é perfeitamente capaz de tomar decisões complexas e muitas vezes é ainda mais sensato que nossa mente consciente, por não possuir bloqueios mentais e estar diretamente conectado ao nosso 6º sentido. O problema para nós, que queremos nos tornar mais conscientes, é que passar nosso dia permitindo o inconsciente nos guiar é um descaso muito grande com nossa habilidade de criar nosso mundo. É como deixar o jardim regar o jardineiro.
E é importante saber que estar em sua melhor energia só traz coisas boas. Isso é o que chamamos de Lei da Atração, a energia que vibramos é a energia que atraímos. Agora pense que passamos o dia todo entretidos em conversas, tarefas e passatempos, sem nem mesmo notarmos os efeitos que eles causam em nossas energias. Temos muita pouca consciência do que nos faz bem e do que nos faz mal no nosso dia a dia, apenas seguimos com o nosso dia “fazendo o que tem que ser feito”, tudo no piloto automático, sem nem mesmo nos darmos conta do quanto somos afetados por tudo o que vivemos.
Eu sei que a maioria de nós não tem qualquer dom sensitivo aparente, afinal vivemos em um mundo que não dá muito espaço para desenvolvermos esse aspecto, mas todos nós podemos notar nossas energias de maneiras muito simples, se ficarmos atentos a elas. Então agora vamos apresentar 4 formas para você perceber sua energia, tentar se manter com a melhor energia possível e atrair para si o melhor que a vida tem a lhe oferecer!
1. Crie o hábito de se perguntar você como está
Esse é um dos hábitos mais importantes que devemos ter. Converse consigo mesmo, se pergunte se está bem, o que sente, converse com você com o mesmo carinho que conversasse com um amigo. A maioria de nós geralmente conversa consigo mesmo de maneira negativa, “sua boba, porque você falou aquilo?”, “caramba cara, como você é esquecido!”, é muito comum falarmos conosco de forma a nos recriminar e muitas vezes conseguimos ser muito duros com a gente mesmo.
Seja seu melhor amigo/a! E se pergunte como você está se sentindo. Depois de uma conversa com alguém, se pergunte como está se sentindo, aquela pessoa te fez bem? Se sente com mais energia, ou parece que a conversa tirou forças de você? Depois de comer, se pergunte, te fez bem? Foi um almoço que te deu mais energia? Ou foi algo pesado que te deixou até meio mole e sem ânimo para continuar o dia?
Comece a perceber de forma consciente o que te faz bem e o que te faz mal, esse é o primeiro passo para se conectar com o lado positivo da vida!
2. Carregue uma folha no bolso
Essa uma técnica muito utilidade nos meios espiritualistas e é impressionante como funciona bem. O que eu gosto nela é que os resultados são notáveis até mesmo para as pessoas mais céticas e você não precisa fazer nada para ela funcionar, basta carregar consigo uma folhinha ou um ramo de folhas no bolso durante o dia, e observar a noite como ele está.
E vou te adiantar que o resultado é quase sempre impressionante! Quanto mais temos que lidar com pessoas e situações difíceis, quanto mais nos estressamos, irritamos, ficamos ansiosos/as ou magoadas/os, mais a nossa folhinha vai secar! Pode fazer o teste, experimente por uma semana esse desafio e depois poste os resultados nos comentários.
As plantas são capazes de absorver nossa negatividade e melhorar nosso bem estar. Qualquer planta serve para essa experiência, mas existem algumas plantas que são mais resistentes e assim conseguem absorver maior quantidade de energia negativa, tais como a arruda, o manjericão, a folha da pimenteira e a folha de romã.
3. Durante a Meditação
Enquanto praticamos a meditação de Atenção Plena (ou Mindfulness) conseguimos atingir um estado que nos conecta diretamente ao nosso Eu Superior. Neste momento conseguimos sentir muitas de nossas energias. Algumas pessoas mais sensitivas (e eu confesso estar neste grupo) conseguem inclusive sentir pontos de chacras e relacionar essa sensação com seu estado emocional e energético.
É possível sentir o chacra cardíaco vibrando energia quando nos conectamos a uma sensação de amor e fraternidade com a vida e com o mundo. O terceiro olho ou o chacra coronário podem começar a pulsar após um tempo de sintonia da mente com o espírito. E também com o tempo nós percebemos quando um chacra está fechado e precisamos trabalhar determinado ponto de nossas vidas.
Claro, nem todos temos a prática de sentir nossas energias de maneira tão clara e concreta, muitos de nós nem sabemos nada sobre chacras, mas não se preocupem, falaremos detalhadamente sobre isso no futuro. No momento só o que eu quero que você faça é que você se questione também durante a meditação em como você se sente.
Só que diferente do primeiro exercício, aqui eu quero que você se questione sem palavras. Apenas sinta. Sinta se você se sente em paz, se está com uma sensação de mágoa no peito, se sente gratidão pela vida, gratidão pelo momento de paz, se se sente em paz. Lembre-se, meditação é um exercício de autoconhecimento, não é uma simples técnica de relaxamento, e os benefícios que esse autoconhecimento vai lhe trazer a longo prazo são imensuráveis.
4. Exercício da Gangorra
Se o exercício anterior lhe pareceu meio espiritual e abstrato demais, calma que estamos sempre prontos para dar um passo além! Aqui temos um exercício muito simples, mas que tem mostrado muita eficácia no meio espiritualista, auxiliando pessoas bastante fechadas espiritualmente a começarem a sentir suas energias.
O exercício é simples, você deve se deitar de barriga para cima, fechar os olhos, relaxar o corpo e a mente, e se imaginar como que deitada/o em uma gangorra. Sinta que seu corpo se balança como em um pêndulo, tente sentir a sensação de movimento, e pouco a pouco tente imaginar que o movimento é uma energia que se move pelo seu corpo.
Esse exercício é muito poderoso, se realizado um pouquinho por dia antes de dormir, em pouco tempo até mesmo uma pessoa muito fechada para o mundo espiritual poderá começar a sentir suas energias, ou no mínimo irá sentir algo que não saberá explicar.
A Escala das Energias
Sentir as energias é muito importante, mas precisamos também saber classificar nossas emoções e usar essa escala para nos ajudar a melhorar nossa energia. Perceba também que aqui nossas energias e emoções começam a se confundir, porque são elementos muito próximos… nossas emoções na verdade são apenas sintomas de como estão nossas energias. São ideias absolutamente conectadas.
E não existe uma maneira ‘correta’ de criar uma escala emocional, os níveis de sentimento não podem ser medidos com uma régua, mas em seu livro “Peça e Será Atendido”, Abraham-Hicks nos apresenta uma pequena lista de estados emocionais que iremos reproduzir a seguir:
01 – Alegria/Conhecimento/Poder/Liberdade/Amor/Apreciação
02 – Paixão
03 – Entusiasmo/Vivacidade/Felicidade
04 – Expectativas Positivas/Fé
05 – Otimismo
06 – Esperança
07 – Contentamento
08 – Enfado
09 – Pessimismo
10 – Frustração/Irritação/Impaciência
11 – Opressão
12 – Desapontamento
13 – Dúvida
14 – Preocupação
15 – Acusação
16 – Desencorajamento
17 – Raiva
18 – Vingança
19 – Aversão
20 – Inveja
21 – Insegurança/Culpa/Desvalorização
22 – Medo/Tristeza/Depressão/Desespero/Impotência
Os próprios autores alertam que essa lista não precisa ser vista ao pé da letra. Você pode inclusive criar a sua própria lista das sensações que lhe fazem bem e das sensações que lhe fazem mal, mas é interessante notar algumas coisas nessa lista.
Primeiramente, podemos notar que o estado máximo de bem estar é difícil de ser descrito, envolve alegria, claro, mas também envolve amor, gratidão, a sensação de ser capaz de fazer qualquer coisa. Quem nunca teve um dia em que se sentiu imbatível? Que parecia que todo o Universo conspirava a seu favor? Aquele dia em que estamos tão animados, tão empolgados que nada pode nos parar, que todas as coisas boas que pensamos acontecem? Muitas pessoas que ganham na Mega-Sena afirmam ter essa sensação momentos antes de escrever os números da vitória.
Por outro lado, vamos observar o final da lista, a parte mais baixa dos nossos sentimentos. É muito curioso como os autores colocam a raiva como um sentimento melhor que o medo, a depressão e a culpa. A raiva ao menos faz a gente se mover, tomar atitudes, não estou dizendo que é um bom sentimento, mas é melhor que a apatia, que a impotência, que a insegurança, essas coisas são incrivelmente destruidoras para nossa alma. Então se você precisar sentir raiva para sair de um estado de inércia, sinta. Se conseguir fazer isso sem passar pelos baixos estados de inveja ou vingança, melhor ainda! E aos poucos vá subindo seus níveis na lista, da raiva para a frustração ou irritação não é um passo tão grande. Mas também não se demore nesse estado de frustração, pois com algum esforço é possível adicionar algumas doces pitadas de esperança, e a esperança pode nos levar ao otimismo e a fé, e se buscarmos nesse momento uma meditação sadia, nossa mente automaticamente irá para um lugar de felicidade, de vivacidade, de entusiasmo! E então, se a gente se demorar nesse lugar, sem permitir que nenhuma negatividade nos alcance, então logo teremos insights que nos levarão a criar coisas com paixão, com vida e com alegria!
Agora veja, é impossível sair de um estado de profunda mágoa, profunda depressão e impotência perante os problemas, e pular para um estado de êxtase, mas podemos subir passo a passo nos graus da nossa escala de emoções. Para isso é muito importante observar suas emoções. Como você está hoje? Como você está neste exato momento? O que pode fazer para subir um degrauzinho na sua escala emocional? Se já estiver no ápice, o que pode fazer para criar algo incrível em sua vida, se utilizando dessa energia poderosa que te envolve nesse momento? Cuide com carinho das suas emoções e a vida certamente te trará coisas boas para se você estiver em uma boa vibração!